AMF Garanhuns Projeto Descobrindo Talentos


segunda-feira, 25 de maio de 2015

AMF Projeto Descobrindo Talentos

Apresentação

O esporte não deve ser visto como um instrumento para atacar apenas este ou aquele problema, por mais grave que seja, o esporte e acima de tudo, um poderoso fator de desenvolvimento humano, porque contribui para a formação física e intelectual das pessoas e na melhoria de vida do conjunto de sociedade, tornando o indivíduo mais responsável.
A partir de uma visão que concede o esporte como atividade socioeducativa e cultural, o projeto e um esforço permanente dos diretores desta associação para melhor preparar as crianças e os jovens para a vida e a educação do tempo livre.



Coordenação

"O presente Projeto propõe atender um maior número de crianças e adolescentes, e espera este Conselho, que o Projeto ora explicitado seja apreciado por todos que queiram toma-se parceiros desta associação, assim sendo, firmado o compromisso ético com a visão transformadora, lastreados na firme convicção de um futuro construído na garantia e exercícios da cidadania".

Histórico
O inicio das atividades da Associação Meninos do Futuro foi em 07 de setembro de 1994, com treinamento técnico, mediante dinâmica de grupos efetivos em dias alternados, divididos em categorias:
*De 08 à 11 anos.
*De 12 à 13 anos.
*De 14 à 15 anos.
*De 16 à 17anos.
A Associação Meninos do Futuro é dirigida por SINVAL PAES DA GAMA, que durante 13 anos atuou como atleta profissional em equipes do Nordeste, (Sete de Setembro, Central de Caruaru) e equipes do interior de São Paulo (SAAD, Esportiva de Guaratinguetá, Grêmio Mauaense Guarulhos, Clube Atlético Paulistano), etc.
A AMF visa acima de tudo criar nas crianças e adolescentes a valorização do esporte como ideologia, a exemplo de outras instaladas em todo país, e principalmente como canal de conscientização do respeito ao semelhante.
Vemos esse projeto como uma solução que nos levam a rever o tratamento aos meninos de rua e das crianças que por falta de informação e atenção, ingressam em atividades por vezes criminosas ou se deixam dominar pelos vícios que corrompem a moral cristã e deturpam os reais valores do ser humano.
A AMF, vem através do esporte dar às crianças de Garanhuns e região a oportunidade de uma formação sócio-educativa para uma sociedade melhor.Disponibilizamos de fardamentos para treinamentos, competições, equipe de professores, bolas, cones e outros utensílios.TUDO NASCE DE UM SONHO E NÓS ACREDITAMOS QUE UM SONHO PODE SER REALIZADO.

JUSTIFICATIVA

Jogar futebol contribui na formação de crianças e adolescentes. Jogando bola, elas aprendem a trabalhar em equipe, a ganhar e a perder, a não humilhar os outros, a não aceitar provocações, a respeitar os adversários, a conhecer as regras e a obedecê-las.
Queremos propor um projeto para atingir a maior amplitude possível na orientação e educação através do desporto. Propomos ofertar momentos de crescimento total, desenvolvendo os aspectos esportivos, sociais e culturais nas crianças e adolescentes, conforme a sua capacidade de recepção, criação e disseminação de informações.
O que propomos neste projeto é apoiar as crianças e adolescentes menos favorecidos e buscar fomentar nos mesmos e em suas famílias o exercício da cidadania, uma vez que esporte e lazer são garantia de direito, e trazem uma maior responsabilidade para essas crianças e adolescentes.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

Contribuir no processo de formação e desenvolvimento integral de criança e adolescente, favorecendo-lhes possibilidades de inclusão nos caminhos da construção da cidadania, através da prática esportiva, bem como, um desenvolvimento de sua formação física, motora e intelectual.
Ao mesmo tempo em que o esporte abre portas e novas oportunidades, são aprendidas lições como os direitos iguais, liderança, participação e trabalho em grupo.
Tendo como objetivo central, promover a cidadania e a educação no tempo livre através do esporte amador revelando craques.
O projeto possibilita a valorização da formação acadêmica, com programas de incentivo ao meio ambiente, combate às drogas, entre outros.
Oferecer a crianças e adolescentes um ambiente para a iniciação, aprendizagem e prática do futebol.
Atividades de campo buscando compreender e explicar a prática educativa através do futebol.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

*Despertar e destacar os talentos pessoais e o trabalho de equipe;
*Promover a paz e o protagonismo juvenil;
*Preparar as crianças e jovens para a vida e os desafios do presente e futuro;
*Promover novos valores com liberdade e responsabilidade;
*Formar craques na vida e campeões em cidadania
*Promover o relacionamento e sociabilidade entre as crianças, os jovens e os adultos;
*Criar um espaço alternativo para as pessoas que buscam conhecer o esporte;
*Proporcionar mais uma atividade de lazer e entretenimento;
*Promover a integração, satisfação, cooperação entre os seus praticantes;
*Promover atividades educativas e sócio-culturais (jogos) que possibilitem o seu desenvolvimento psicossocial;
*Incentivar a criança e o adolescente a se matricularem na escola, tendo acesso à educação fundamental;
*Tirar crianças da mendicância através do esporte;
*O esporte promove o trabalho em equipe, a amizade e o jogo limpo;
*O esporte une as pessoas;
*O esporte ensina crianças e adolescentes a ganhar e a perder;
*O esporte canaliza a energia;
*O esporte desenvolve mentes ágeis e corpos fortes;
*O esporte ensina técnicas de liderança
*O esporte rompe com os estereótipos de gênero;
*O esporte atrai crianças e adolescentes à escola e, consequentemente, à educação.

SELEÇÃO

As crianças deverão cumprir os seguintes critérios para ter direito ao seu acesso:
1) Apresentação de documento comprovando estar na faixa etária entre 08 e 17 anos:
2) Ter aprovação familiar;
3) Apresentação de boletim escolar em que estuda;
4)Comprovação de frequência escolar. Aquele que estiver fora da sala de aula, terá que ingressar e uma escola para poder ter o direito ao seu acesso em nossa escolinha.

METODOLOGIA

A metodologia é fundamentada numa prática participativa, recreativa e competitiva, que possibilitam aos alunos a assumirem papéis variados no contexto esportivo.


OPERACIONALIZAÇÃO

As crianças e adolescentes tem treinamento 3 vezes por semana, sendo utilizado o Campo da Associação Garanhuense de Atletismo AGA, para o desenvolvimento das atividades esportivas.
As Atividades esportivas, como exercícios físicos, jogos com bola, treinamento específicos, táticas de futebol, conversação, etc...; são coordenadas e distribuídas em consenso, a cada reunião da diretoria.

TRABALHO COM AS FAMÍLIAS

Para a participação das famílias no Projeto, estão previstas as seguintes linhas de ação:
1) A inclusão das mesmas nos programas de socialização;
2) O acompanhamento de todas as crianças e adolescentes contemplados nesse projeto.

AVALIAÇÃO

A avaliação das crianças e adolescentes deverá consistir em acompanhamento continuo.
Os conteúdos das avaliações serão as propostas no projeto, tendo como referencial aos resultados obtidos inerentes à mudança de hábitos das crianças e adolescentes, empenho escolar, como também a integração e valorização no que diz respeito às atividades desempenhadas por seus filhos.

INFRA-ESTRUTURA

É necessário que tenhamos o mínimo de infra-estrutura, para que possamos atingir os nossos objetivos, sendo necessário urgentemente as seguintes aquisicões:

MATERIAL DE USO PERMANENTE: Garrafa térmica, cones para treinamentos, apito, cronômetro, bomba para encher bolas, bolsas de massagista, cartões para arbitragem, redes.

MATERIAL DE CONSUMO: Água, copos descartáveis, matérias de primeiros socorros, bolas, uniformes, coletes, etc.

INSTALAÇÕES FÍSICAS:

Contamos com as instalações do Campo da Associação Garanhuense de Atletismo AGA para os treinamentos e jogos.

PARCEIROS

É uma das formas de multiplicar os trabalhos e a consistência de difusão da Associação Meninos do Futuro, fazendo por intermédio, por aglutinação de parceiros.

O QUE SE ESPERA DOS PATROCINADORES ENVOLVIDOS
A aglutinação de todas as parcerias, e efetivamente que eles atuem nas atividades de escolinha; seja com doações, fiscalização e implementação de novos métodos.

COORDENAÇÃO GERAL

A coordenação geral é regida por:
* SINVAL PAES DA GAMA
O PRESENTE PROJETO É ALVO DE DISCUSSÕES , PODENDO SOFRER FUTURAS MODIFICAÇÕES, CASO SEJA NECESSÁRIO, PARA O MELHOR APERFEIÇOAMENTO DO MESMO.
ASSOCIAÇÃO MENINOS DO FUTURO - AMF
RUA D, N° 15 - HELIÓPOLIS, GARANHUNS (PE)
FONES: (87) 9922-4529|8813-1332





                                                                                           

Um comentário: